terça-feira, 7 de julho de 2020

Leituras




O medo

Avaliação do Goodreads: 4,02/5
Minha avaliação: 4/5

Este thriller/policial foi sugestão do mês do abril do Bookgang da Helena Magalhães.
É uma história pesada, que toca em temas sensíveis, mas que depois de começarmos não apetece parar de ler. O envolvimento entre os diversos personagens vai suscitando sentimentos agridoces em relação a cada um deles. E a curiosidade pelo desenrolar da história (a presente e a passada) é cada vez maior ao longo do livro. 
Recomendo muito.



A história de uma serva


Avaliação do Goodreads: 4,11/5
Minha avaliação: 3/5

Com tudo o que já tinha ouvido falar sobre este livro (e a série), eu tinha mesmo que lê-lo.
A história de uma serva é uma distopia que retrata uma sociedade (Gileade, na qual a América foi transformada) fundamentalista onde mulheres férteis (as "servas") são "atribuídas" a casais de elite que não conseguem ter filhos. A história é-nos contada por Defred, uma dessas servas, que vai recordando a sua vida anterior (igual àquela que conhecemos hoje em dia no mundo ocidental) e retratando aquela que é a sua realidade atual, a qual já não consegue imaginar de forma diferente. 
É uma história que nos deixa com um nó na garganta face ao retrato que é feito da vida daquelas mulheres, completamente instrumentalizada e sem margem para qualquer tipo de liberdade ou prazer.
Não é o meu tipo de leitura favorito, mas acho que é uma leitura que vale muito a pena, pelo tema que aborda e pela forma como o faz.


A sociedade literária da tarte de casca de batata

Avaliação do Goodreads: 4,17/5
Minha avaliação: 4/5

Que história tão bonita, a deste livro!
A sociedade literária da tarte de casca de batata passa-se entre Inglaterra e a ilha britânica de Guernsey, no pós Segunda Guerra Mundial. É um livro que nos é contado na íntegra através de cartas que os diversos personagens escrevem uns aos outros, tendo como personagem principal Julie Ashton, que começa a corresponder-se com vários habitantes de Guernsey e a descobrir, através dos relatos que lhe são feitos, como é que foi vivida a guerra pelos habitantes daquela ilha. É uma história de amor e amizade encantadora, recomendo muito a leitura.

Sem comentários:

Enviar um comentário