sexta-feira, 4 de janeiro de 2019

2018 em livros



O objetivo traçado no Goodreads eram 18 livros (o equivalente a 1,5 por mês) mas foi um ano de muita preguiça pelo que só li 15. E só um deles mereceu 5 estrelas no Goodreads: o Messias (do qual vos falei aqui).
Como grande intelectual que sou, os únicos dois cuja leitura foi uma valente seca para mim foram os da autoria de escritores galardoados com o prémio nobel: O Deus das Moscas e O velho e o mar. Mas como boa masoquista que também sou, li-os até ao fim (e isto é um aspeto que queria mesmo trabalhar em mim mas que ainda não acredito que vá conseguir: deixar a meio a leitura dos livros quando não estiver mesmo a gostar. mas tenho sempre ali uma réstia de esperança que a coisa melhore, ou que o fim seja espetacularmente surpreendente... ou então é só mesmo um transtorno obsessivo que eu tenho e estou para aqui a tentar arranjar desculpas).
Para além do Messias, gostei muito  d'O retorno, d'A estrada subterrânea, de Um homem chamado Ove e o Stoner.
Para 2019 tracei o mesmo objetivo de 18 livros. Vamos ver se desta vez consigo cumprir (mas sem pressões, que já sou ansiosa que chegue para me estar a preocupar com questões desta relevância).

7 comentários:

  1. Já se me estão a acabar os livros em papel. Acho que ainda vou receber um, mas já não tenho comprado mais.

    Ver se trato disso =P

    Beijocas

    ResponderEliminar
  2. também não gostei nada do deus das moscas. agora na netflix há um documentário da Maria Kondor, lembrei-me de ti :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que querida =)! Por acaso descobri isso esta semana e até vi o primeiro episódio mas não me fascinou, achei demasiado emocional e pouco prático (mas serviu para ver que não tinha aprendido corretamente a técnica de dobragem que ela ensina no livro, e que eu adotei...pelos vistos erradamente :p).
      Beijinho

      Eliminar
  3. Sou igual… Adoro ler e se por acaso não estou a gostar, sou persistente… e até digo: não vou desistir! Não deixo nada a meio! De vez em quando são mesmo uma desilusão e monótonos!

    ResponderEliminar
  4. Este ano fiquei-me pelos 17, quando o meu objetivo eram os 20, mas perdi o ritmo no último trimestre. Para 2019 fixei um objetivo muito menos ambicioso (15) porque sei que o meu dia-a-dia mudou e uma horinha que era sagrada de leitura, o almoço, já lá não está. A ver vamos que tal corre.
    O que achaste do "O último dos nossos"? :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Gostei =).
      É mais um livro na sua grande maioria sobre a II Guerra Mundial mas é uma temática da qual eu nunca me farto.

      Eliminar
  5. Li como tu "O que o dia deve à noite" e "A Avó pede desculpa" e gostei bastante. Vou seguir as tuas sugestões... boas leituras para nós em 2019.

    ResponderEliminar