segunda-feira, 2 de julho de 2018

Mudança

Imagem daqui.

Lembro-me de ser criança e ouvir a minha mãe comentar nas mais variadas circunstâncias que eu era uma boa sofredora. Eu diria mais, acho que tenho um quê de masoquismo em mim, que ando, aos poucos, a tratar de mandar passear para outras bandas.
Quando comecei o trabalho onde estou, fui colocada numa área que nada tem a ver com a minha área de formação, aliás, num tema que eu, até entrar ali, não sabia que existia, e que é muito mais (para não dizer só) focado em economia e contabilidade do que em direito.
Quando me apercebi onde é que tinha sido metida fiquei em pânico, mas na falta de alternativa lá teria que tentar habituar-me. E assim foi. E tentei durante seis anos. Sem sucesso. Bom, claro que aprendi imenso (mal seria...), mas não aprendi o mais importante: não aprendi a gostar daquilo. Esforcei-me, mas não aconteceu. Houve dias (tantos, tantos dias) de verdadeiro tédio, de olhar para o relógio a cada 3 minutos (não é exagero), de pensar "Não aguento nem mais um dia!". Mas fui aguentando. Muitos dias. Meses. Anos. E nem sei bem porquê. Ou até sei. Agarrei-me aos colegas (na sua maioria, gente impecável com quem fiz amizade), depois meteu-se a ida para o Porto e não dava jeito mudar, e houve sempre uma desculpa, durante anos, que me ia impedindo de tomar a iniciativa de pedir para mudar de equipa, de sair daquela que, apesar de tudo, acabava por ser a minha zona de conforto porque ali já sabia com o que podia contar, para fazer outra coisa mais próxima da minha área de formação, daquilo que eu gosto.
No ano passado lá arranjei coragem para comunicar a quem de direito que precisava de mudar e, vários meses depois, consegui ser colocada exatamente onde queria.
Quando, finalmente, tive ordem de "soltura" apoderou-se de mim uma leveza tão grande que o medo do desconhecido passou logo para segundo plano. Não foi fácil deixar os meus colegas de equipa e sala com quem tinha um ambiente para lá de espetacular, e deixei-os com a perfeita consciência que nesse aspeto a minha vida só pode mudar para pior (apesar de estar a ser muito bem recebida), mas valores mais altos se levantaram e se for para fazer o que eu gosto sem estar a olhar para o relógio a cada cinco minutos, foi sem sombra de dúvida a decisão certa.

8 comentários:

  1. Desejo-te toda a sorte do mundo nesta nova fase. Por aqui também andamos em mudanças :) Na expectativa de que também seja para melhor.

    ResponderEliminar
  2. Ando a arrastar-me no meu trabalho tal e qual como descreves. Gosto da empresa, gosto dos colegas, gosto da flexibilidade que me permite, mas não gosto particularmente do que faço. Nos últimos meses tenho pensado muito que não sei se aguento mais tempo a fazer isto, numa área completamente diferente da minha formação, dentro de um assunto que não gosto minimamente. Mas também sou muito boa a arrastar situações penosas, aguento bem a "dor" e acomodo-me facilmente por medo de mudar. Vou ter que fazer alguma coisa também, mais cedo ou mais tarde, mas nem sei o quê ou por onde começar.

    Boa sorte com a tua mudança. Para melhor, muda-se sempre :)

    ResponderEliminar
  3. Que seja uma mudança cheia de sucesso e conquistas!
    Beijinho
    Cris

    www.lima-limao.pt

    ResponderEliminar
  4. Quem corre por gosto não cansa e se for para fazer o que gostas e onde te sentes à vontade, tudo o resto é secundário. Para além disso, nada te impede de continuar a ter essa relação de amizade que tinhas com a tua anterior equipa. Muito sucesso para esta tua nova fase ;)

    Beijinhos,
    Ricardo, www.opinguimsemasas.pt

    ResponderEliminar
  5. eu também estive seis anos a fazer uma coisa que odiava e ia aguentando por causa dos colegas, do conforto, do medo do desconhecido etc. comigo a única solução foi o despedimento mas foi a melhor coisa que fiz! boa sorte :)

    ResponderEliminar
  6. Muito bem. Que corra tudo pelo melhor =)

    Eu comecei ontem num novo sítio. Arrisquei a minha efectividade e troquei.
    Ando-me a sentir super ansiosa, mesmo já tendo conhecido as pessoas +/- e o trabalho em si =/

    Beijocas

    ResponderEliminar
  7. Fico muito feliz por ti! Parabéns mas realmente eu entendo-te perfeitamente. Eu do meu trabalho tenho é saudades do pessoal, da minha work family como se diz... nao tenho saudades nenhumas do stress.


    Beijinhos,
    O meu reino da noite ~ facebook ~ bloglovin

    ResponderEliminar
  8. Como te compreendo!! Oxalá um dia tenha a tua coragem :)

    ResponderEliminar