terça-feira, 19 de junho de 2018

Leituras



O primeiro homem de Roma

Avaliação do Goodreads: 4,09/5
Minha avaliação: 3/5

Comprei este livro porque gosto da escritora e porque uma das minhas "companheiras" de leitura de recomendou muito. E porque, não sendo o meu género de livro favorito, gosto sempre de melhorar a minha cultura geral, que não é grande coisa em história (principalmente quando o assunto é Roma ou a Grécia antiga, que são assuntos que o senhor meu namorado domina como mais ninguém que eu conheça, o que aumenta ainda mais a minha vontade de aprender, mais não seja para conseguir acompanhar as conversas dele com algum entusiasmo).
Para quem aprecie o género romance histórico, recomendo muitíssimo este livro. Mas aviso já que é o primeiro de 10 volumes e tem quase 1000 páginas (foi a minha leitura de cabeceira durante meses).
Passa-se na Roma antiga, começando em 110 a.C. e foca principalmente no papel de Caio Mário e Lúcio Cornélio Sula na República romana.
É um livro riquíssimo em termos de pormenores, e foi aí que, para mim, numa opinião muito pessoal, falhou, porque a quantidade de personagens (com nomes compostos e complicados de decorar), de histórias cruzadas e de pormenores deixam-me sempre algo perdida e como não estou a par dos personagens todos acabo por me perder e, com isso, perder também algum interesse em certas passagens do livro. 
Mas, como digo, para quem seja apreciador do género, está muito bem escrito e recomendo muito.



Os loucos da rua Mazur

Avaliação do Goodreads: 4,02/5
Minha avaliação: 3,5/5

Depois de ter adorado o primeiro livro que o João Pinto Coelho publicou (Perguntem a Sarah Gross) estava em pulgas para ler este.
A história principal passa-se na Polónia e, tal como o primeiro livro do autor, o tema principal deste livro também é a segunda guerra mundial e o massacre dos judeus. Apesar de ser um tema abordado até à exaustão pela literatura/cinema, consegue ser bastante diferente de toda a ficção que já li sobre o assunto (e já li alguma). É obviamente triste e pesado (e com algumas descrições impróprias a sensíveis) e, apesar de interessante e de ter uma escrita muito rica, não me prendeu como o outro. Nem de longe. A maior parte do livro tem uma escrita algo complexa, e eu confesso que apesar de dispensar literatura demasiado básica, leio para me distrair e relaxar e não sou fã de livros que me obriguem a uma grande concentração para não perder o fio à meada, e isso aconteceu neste livro. Para além disso, a história também não me prendeu particularmente. Não fiquei fã.

2 comentários: