terça-feira, 15 de maio de 2018

Leituras

Já li 6 livros este ano. Tendo em conta que o objetivo são 18 não estou propriamente a um ritmo espetacular, mas atendendo aos últimos anos não está nada mau. 
Hoje trago-vos a minha opinião sobre os dois últimos livros que li.


O que o dia deve à noite

Avaliação do Goodreads: 4,17/5
Minha avaliação: 3,5/5

Este livro passa-se na Argélia colonial (meados do século XX) e conta-nos a história de vida de Younes, um rapaz muçulmano.
É uma história muito triste, pesada, que nos põe a pensar nas escolhas que fazemos na vida e que também nos dá a conhecer um pouco da história recente da Argélia. Está muito bem escrito (tem frases mesmo muito bonitas e poéticas). 
Só não lhe dei uma avaliação mais alta porque um livro só consegue prender-me verdadeiramente se, para além da escrita, também contar uma história que me desperte curiosidade sobre o que vai acontecer a seguir, o que acabou por não acontecer comigo na grande maioria do livro. Mas é uma leitura que vale a pena.


Um homem chamado Ove

Avaliação do Goodreads: 4,35/5
Minha avaliação: 4/5

Uma das amigas com quem me farto de trocar livros leu este "Um homem chamado Ove" e gostou tanto que foi logo comprar tudo o que havia publicado do autor. E eu, que já o tinha na minha lista "To read", fiquei com ainda mais vontade de pegar nele.
O livro gira todo à volta de Ove, um personagem que começamos (ou eu comecei, pelo menos) a odiar mas a quem rapidamente vamos ganhando algum afeto, que vai crescendo ao longo do livro. É uma história simples, de leitura muito fácil, sobre alguém aparentemente durão e insensível mas que esconde imensas qualidades e um coração enorme. 
É uma história triste mas que nos "aconchega" ao mostrar o amor e a amizade em diversas formas. 
É uma leitura rápida, fácil e tão boa. Recomendo muito!

5 comentários:

  1. Eu também tenho o objetivo de ler mais este ano e até agora já li 12, entre ficção e livros técnicos! ;)
    Esse nunca li!
    Beijinho
    Cris

    www.lima-limao.pt

    ResponderEliminar
  2. Li "O que o dia deve à noite " há algum tempo e gostei muito. Não tem aquela história que nos faz querer ler sem parar, mas gostei muito da forma como estava escrito.

    ResponderEliminar
  3. Gostava de ler mais. sou preguiçosa!
    =)

    Bjinhos

    ResponderEliminar