quinta-feira, 3 de maio de 2018

Gelatina fit na cozinha: Queques de pêra, amêndoa e bolacha

A cada dia que passa preocupo-me mais com a minha saúde, em comer bem e em ter um estilo de vida saudável. Não o faço com esforço, faço com prazer. E se há coisa que adoro é pôr-me na cozinha a inventar receitas saudáveis e saborosas (ou a reproduzir algumas que vou vendo por aí e que me parecem interessantes). 
Não sou a melhor cozinheira do mundo, estou bem longe disso, mas adoro o desafio de fazer coisas saborosas e saudáveis (o meu grande exemplo - de verdadeiro sucesso, já agora - é a minha mãe, que é tão ou mais preocupada com a saúde do que eu, e que faz pratos, doces ou salgados, sempre maravilhosos e que eu sei sempre que foram feitos só com ingredientes saudáveis).
Faço panquecas praticamente todos os domingos à tarde, congelo-as, e vou comendo durante a semana, no meu lanche da manhã. 
Para não comer sempre a mesma coisa, vou variando nos ingredientes. 
Mas a base é sempre a mesma: 
  • dois ovos, 
  • se tiver fruta a ficar muito madura (pêras, maçãs ou bananas) uso uma ou duas, 
  • uma caneca de bebida vegetal (a que estiver a consumir no momento: entre amêndoa, aveia, arroz ou côco) e
  •  outra caneca com uma colher de sobremesa de fermento, depois 1/3 da caneca com linhaça moída, às vezes junto ou pouco de côco ralado e/ou frutos secos, e outra farinha qualquer até encher o resto da caneca (aveia e espelta são as que mais uso).
Feito isto, trituro na liquidificadora e vou juntando mais farinha aos poucos (normalmente ainda junto mais o equivalente a meia caneca) até obter a consistência pretendida. Às vezes junto dois quadradinhos de chocolate negro. Se for preciso adoçar, junto mel ou açúcar de côco (quando ponho fruta ou farinhas de sabor não é preciso adoçar).
Esta base serve para fazer panquecas (dá para umas 10), mas também serve para fazer papas ou queques.
No outro dia estava inspirada e sairam-me das mãos os queques mais saborosos que já fiz.


Até o senhor namorado brincou comigo e disse que eu me tinha enganado na receita (não é fácil agradar o homem com receitas saudáveis. eu deliro com elas, já ele...ainda tem muito para educar naquele seu paladar. lá chegaremos =)).
Os ingredientes foram:
  • Dois ovos
  • Duas pêras bem maduras
  • Duas colheres de sopa bem cheias de manteiga de amêndoa
  • Uma chávena de bebida vegetal de côco
  • Uma chávena (e meia) com: uma colher de sopa de fermento, 6 colheres de sopa de linhaça moída, duas colheres de sopa de côco ralado, e o restante com farinha de aveia instantânea da prozis de sabor a bolacha, que é a minha farinha de sabor preferida (sabe a bolacha maria, é docinha qb mas leva pouco açúcar). Sem esta farinha de sabor, convinha meter um pouco de mel/açúcar.
  • Dois quadradinhos de chocolate negro
Depois foi só pôr em formas de silicone e levar ao forno, a uns 180ºC, durante uns 10/15 minutos. Estavam deliciosos. É uma receita para repetir, sem dúvida.

2 comentários:

  1. Têm um aspeto delicioso!
    Beijinho
    Cris

    www.lima-limao.pt

    ResponderEliminar
  2. Muito bom aspecto =)
    Eu nos bolos também ando sempre a ver maneiras de os tornar mais saudáveis.

    Beijocas

    ResponderEliminar