quarta-feira, 11 de abril de 2018

Peru, diário de viagem - Dia 7 (Cusco)

Dos três dias que passámos na região de Cusco, tivemos apenas um dia livre, a segunda-feira. Era este o dia em poderíamos ir à tal montanha de que falei neste post, mas isso implicaria deixar de conhecer a cidade de Cusco (que é "só" a capital do império Inca) e obrigar-nos-ia a madrugar e a um esforço físico (por ser a 5400m de altitude) que, a correr mal, poderia estragar-nos a experiência dos dias seguintes (inclusive a ida ao Machu Picchu) pelo que deixámos a racionalidade falar mais alto e ficámos por Cusco.
Cusco (ou Qosqo) significa "umbigo do mundo" e, como disse, era a capital do império Inca. Fica a 3400m de altitude e está rodeada em toda a volta pelos Andes,  o que, a juntar à arquitetura, faz com que seja uma cidade mesmo muito bonita. É maior e mais desenvolvida que todas as outras que vimos. E é espetacular (nota-se muito que adorei Cusco?). Ora vejam lá se não tenho razão:







As fotos acima são da praça principal da cidade, a Plaza de Armas.

Na manhã de segunda fizemos um Free walking tour pela cidade, que incluíu passagem por n ruínas do império Inca (as típicas paredes de pedra, com algumas gigantescas a pesar toneladas, todas elas encaixadas umas nas outras de forma absolutamente impressionante, de tão exato e perfeito que é o corte (feito sem ferramentas de ferro, inexistentes na altura) e o encaixe (sem cimento, mas não há um milímetro de espaço entre elas). A imagem abaixo é um dos muitos exemplos.






Muitas peruanas carregam bébés deitados dentro destes panos (não me parece ser o caso destas).

Subimos até um miradouro para ver uma das maravilhosas perspetivas sobre a cidade.



Na parte da tarde fomos a um miradouro mais distante do centro, o Cristo Branco, para mais vistas deslumbrantes.







































Paragem noutro miradouro, de regresso ao centro da cidade.




















Risotto de quinoa com legumes para o jantar. Era bom, mas confesso que ao fim de uma semana já estava meia enjoada da comida, que é boa mas...não há como a nossa comida - mesmo quando comparada com a do Peru -, para além do que, como andámos praticamente só pelo interior (à exceção de Lima) havia muito mais oferta de carne do que de peixe (ele é alpaca, frango, carneiro, porco, cozinhados de todas as formas e feitios), e eu, que estou habituada a comer carne apenas duas ou três vezes por semana, no máximo, já não a podia ver à frente.

2 comentários:

  1. Adorei as imagens, espetacular! =)
    Beijinhos,
    https://chicana.blogs.sapo.pt/

    ResponderEliminar
  2. Bem, notei grande diferença foi nas fotos!

    Beijocas

    ResponderEliminar