quarta-feira, 7 de junho de 2017

Leituras

Para além de este departamento andar muito calminho, ando com muita dificuldade em concentrar-me. No trabalho, nas leituras, em tudo o que implique algum esforço mental, abstração...ando com a capacidade de concentração de uma formiga, o que é coisa para me deixar ligeiramente assustada. E isso reflete-se num facto igualmente assustador, que é eu chegar ao Goodreads para reavivar a memória em relação aos livros que já li este ano (e só o facto de eu precisar de ajuda para me lembrar disso já é mau) como ainda já não me lembrar ao pormenor das histórias dos livros que li. Repito: este ano. Se isto aos 30 anos já é assim, nem quero imaginar daqui a umas décadas. Mas adiante, vamos lá ao que interessa.


Estava há anos para ler este "Mataram a cotovia" e devia ter esperado mais uns tempos para fazê-lo, já que o fiz num mês especialmente conturbado e isso refletiu-se nas memórias que me deixou (poucas). A história passa-se no Alabama, no século passado, e aborda o tema do racismo, contado na perspetiva duma criança. Não é uma leitura leve, bem pelo contrário, mas eu gostei (apesar de se me terem eclipsado da memória os pormenores).


#E as montanhas ecoaram" foi o segundo livro que li do Kalhed Hosseini (já tinha lido o "Mil sóis respladescentes") e, tal como o outro, também se passa maioritariamente no Afeganistão e anda muito à volta de dramas familiares e a guerra, que são temas que me cativam. Gostei muito.



Este "Album de verão" é uma leitura leve, mesmo "de verão", que constrasta com uma história de família mais "pesada". Está longe de ser uma obra prima, mas é de leitura agradável.


Este "Os últimos dias dos nossos pais" é do mesmo autor do livro "A verdade sobre o caso Harry Quebert", mas não tem nada a ver. O outro é policial, este é romance histórico. E apesar de ser difícil comparar os dois (pelos géneros completamente distintos), gostei mais deste. Porque tem todos os ingredientes que eu gosto num romance (guerra, drama, coração apertado) aliado a uma escrita que eu apreciei particularmente, e que não me lembro de ter reparado no outro livro do autor. Não adorei a forma como o livro acaba, mas gostei mesmo muito de tudo o resto.

1 comentário:

  1. Não li nenhum. Mas olha que estou como tu. Nas ruas da amargura com as leituras e sem grandes vontades de nada.

    Beijocas

    ResponderEliminar