quarta-feira, 4 de janeiro de 2017

Leituras

2016 foi um ano de preguicite aguda no que toca a leituras. Sempre adorei ler, mas sempre fui um bocadinho de fases no que toca aos meus principais vícios, e o da leitura não tem estado nos seus momentos áureos. Depois de em 2015 ter lido quase 30 livros, em 2016 li apenas 12. Mas não é por aí que deixo de ter sugestões para recomendar. E ontem recebi um comentário duma leitora querida que me perguntou como é que eu andava de leituras, e decidi que não era tarde nem cedo para vos pôr a par do assunto. Ora então vamos lá às últimas leituras que fiz.


Depois de ter adorado "O hipnotista" dos mesmos autores, este "O executor" desiludiu-me. A história não me cativou da mesma forma, nem me tirou o sono da forma (assustadora) como "O hipnotista" tirou. Dei 3 estrelas no Goodreads.


Este "As meninas dos chocolates" relata a vida de algumas trabalhadoras da fábrica de chocolates da Cadbury na altura da II Guerra Mundial. É um livro pesado a nível emocional mas que se lê muito bem. Gostei muito.


Adoro a escrita do Chris Cleave com os seus livros sempre emocionalmente pesados (como eu mais gosto). Este "Menina de Ouro", não tendo sido o meu preferido dele, também é muito bom.


"A criança n.º 44" é outra história bastante pesada que se passa na União Soviética, durante a II Guerra Mundial. Tinha ótimas referências do livro e não desiludiu, gostei muito.




Ouvi falar maravilhas da tetralogia "A amiga genial" da Elena Ferrante, comentei o assunto com uma colega de trabalho que gosta tanto ou mais de ler do que eu e, quando dei por ela, ela tinha comprado os livros todos. O primeiro não me entusiasmou por aí além em termos de história, confesso. Mas o entusiasmo foi crescendo no segundo volume e aumentou mais um bocadinho no terceiro (entretanto estou à espera que a minha amiga acabe de ler o quarto para me emprestar). Há toda uma vertente de telenovela na história, há, mas a escrita e o desenrolar dos acontecimentos são envolventes. Apesar de não simpatizar particularmente com a protagonista (e narradora), tornou-se inevitável a criação de um certo afeto e curiosidade com o que viria a seguir na saga da sua vida e da da sua amiga. É uma leitura que recomendo. Estou ansiosa por pegar no quarto (e último) volume e conhecer o final da história.

10 comentários:

  1. Fiquei curiosa em relação às meninas do chocolate :) vou ver se o encontro. Eu em 2016 fartei-me de ler, viste a minha lista de livros/sugestões no fim do ano?
    Bjs e bom ano!

    ResponderEliminar
  2. Para te reconciliares com Lars Kepler, lê o Stalker: não te vais arrepender (acabei-o ontem). O Amiga Genial também não desgostei, mas também não fiquei louca com ele. Mas já tenho o 2º volume à espera em casa. Acrescentei a tua sugestão das Meninas dos Chocolates à minha lista :)

    ResponderEliminar
  3. Nunca li nenhum mas também ando noutras ondas. Já li muitos da 2ª guerra mundial e apesar de serem bons, parecem-me todos mais do mesmo, apesar dos que eu leio serem assim um bocado...

    Beijocas

    ResponderEliminar
  4. Que saudades de ter tempo para ler :(

    ResponderEliminar
  5. Sinto-me inspirada em retomar leituras ao ler estes posts :)

    ResponderEliminar
  6. Também foi um ano de preguiça... mas este ano a meta é 1 livro por mês :) beijinho

    ResponderEliminar
  7. Gelatina,
    Adoro estes posts de partilha de leituras. Continua a ler muitooo para continuares a dar boas ideias, please :) vou tentar seguir mais o teu exemplo em 2017.

    Beijinhos e um super ano novo
    http://trendylisbon.com/

    ResponderEliminar
  8. Confesso que não pensei que os meus posts sobre leituras fossem tão lidos quanto isso, mas sendo assim vou tentar atualizar-vos sobre o assunto com mais alguma regularidade =).

    ResponderEliminar
  9. Eu acho que sou mesmo a única pessoa que começou a ler A Amiga Genial, não gostou nem um pouco e largou a meio. Ainda haverei de dar-lhe outra oportunidade, mas por enquanto não. Acho que tanta gente falou tão bem do livro que as minhas expectativas ficaram demasiado altas para serem correspondidas... Ou então sou mesmo só muito esquisita. :)

    ResponderEliminar