segunda-feira, 30 de maio de 2016

Fim-de-semana

Foi um fim-de-semana bem preenchido, com coisas boas e outras más.
Tive uma das piores viagens de carro da minha vida entre o Porto e Braga, no sábado de manhã, em que estava a ver quando é que ia desta para melhor a meio de tanta chuva e tão pouca visibilidade na autoestrada (foi tão, mas tão, tão mau!). Mas para compensar ingeri um milhão de calorias e fui ao teatro.

No sábado, antes de ir para Braga, fomos tomar o pequeno-almoço à Padaria Ribeiro. Gostámos muito do atendimento, da comida e do preço (continuo a ficar de boca aberta com o preço de certos sítios. síndrome de "pseudo" lisboeta). Ficaram por provar as dezenas de bolinhos, mas os croissants de chocolate, morninhos, estavam deliciosos (só lhes tirava uma pitada de sal da massa).

Já andava a desesperar por cerejas. Na manhã de ontem fomos ao supermercado e, finalmente, lá estavam elas. Comprei um quilo (por 8€, uma pechincha...cof cof) mas mal cheguei a casa e lhes ferrei o dente fiquei arrependida de não ter trazido mais dois quilos. Coisa mais deliciosa!

De tarde fomos ao Coliseu do Porto ver o Plaza Suite. A peça é composta por duas histórias completamente independentes uma da outra (como os atores são os mesmos nas duas, tive alguma dificuldade em perceber isso quando começou a segunda parte) e eu gostei imenso da primeira parte mas a segunda deixou um pouco a desejar (para além do que passei metade do tempo a tentar perceber se aquilo era suposto ser continuação da primeira, do género 20 anos mais tarde, ou não).
Confesso que fiquei desiludida com o Coliseu do Porto, estava à espera de um interior mais pomposo, mas tem um aspeto muito (demasiado) modesto.

Passeio de final de tarde.

E o meu cabelo, que no sábado levou umas valentes tesouradas e perdeu quase 1/3 do comprimento.

E ao lanche tivemos a nossa primeira grande desilusão no Porto: fomos à tão famosa Leitaria da Quinta do Paço pela primeira vez, e arrisco-me a dizer que foi também a última. 
Esperámos imenso para fazer o pedido, esperámos imenso para ser servidos (e eu até consigo tolerar isso quando recebo um pedido genuíno de desculpas e vejo um restaurante à pinha, mas não foi o caso) e, pasmem, não achei os bolos nada de especial. É verdade que não sou a maior fã de éclairs (não adoro chantily) mas provei o do senhor namorado e tive a sensação que já tinha provado a mesmíssima receita, na Madeira (para quem conhece, na Penha d'Águia) pelo que não pude achá-los propriamente uma especialidade por aí além. Eu pedi um bolo de chocolate (supostamente sem lactose) que vinha mal cortado e depois de duas dentadas começou a ficar muito enjoativo. 
Com tanta coisa boa que há pelo Porto, duvido mesmo que vamos dar uma segunda oportunidade a este sítio.

18 comentários:

  1. Respostas
    1. Verdade, custaram uma fortuna. Mas antes uma fortuna por cerejas do que por doces (que é coisas que às vezes também faço), ao menos estas são saudáveis =).

      Eliminar
  2. Duas coisas:

    1. pelo preço das cerejas, bem me quer parecer que não as como este ano (acho um roubo)

    2. Gosto dos eclairs da Leitaria da Quinta do Paço, são bons sim, mas também não acho que sejam AQUELA especialidade e não percebo bem o histerismo à volta dos mesmos. São bons, mas já comi melhor.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu é como digo, não sou fã de éclairs, mas provei a pensar que poderiam ser verdadeiramente diferentes e especiais. Não só não achei isso como achei o sabor muito semelhante aos tais que referi que comia às vezes na Madeira, na minha infância. Mas pior de tudo foi o atendimento, perdemos a paciência com tanta espera.

      Eliminar
  3. É tão bom quando temos fins de semana assim, repletos de passeio, comida e boa companhia :)
    Beijinho e boa semana :)

    ResponderEliminar
  4. E eu que espero com impaciência a chegada da Leitaria a Lisboa...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mais uma vez faço a ressalva que não sou a maior fã de éclairs, por isso não sou a melhor pessoa para avaliá-los. Mas o que nos desagradou mais foi mesmo o atendimento, pode ser que na de Lisboa corra melhor, ou podemos apenas ter tido azar.
      Beijinho

      Eliminar
  5. Eu só quero é que as cerejas cheguem depressa. Chuva, pára, já chega!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Hoje voltei a ver cerejas numa frutaria ao pé do trabalho =). Ligeiramente mais baratas que as de ontem (6,5€/kg, de Resende). Mantém a esperança, elas estão a chegar ;)!

      Eliminar
  6. Em relação à leitaria, há várias no Porto e é preciso ter cuidado com qual se escolhe, porque nem todas são boas...

    Hás-de experimentar a Confeitaria Calica, na zona de Cedofeita. Já não vou lá há anos, mas tinham croissants e glórias de comer e chorar por mais. E pastéis de Chaves, sempre quentinhos (sempre!). Um sonho (=

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sofia, já anotei. Os meus olhos vêem a palavra croissants e o coração bate logo mais rápido :p.
      E pois, parece que escolhemos mal a Leitaria, ou então foi só mesmo um dia não (mas não fiquei com vontade de dar 2ª oportunidade, isso não fiquei mesmo).

      Eliminar
  7. Senti exatamente o mesmo o que tu quando vi essa peça! Em relação ao coliseu do Porto parti-lho da mesma opinião que tu... falta-lhe o encanto de certas salas de espectáculos que vê-mos por esse mundo fora :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu gostei muito mais da 1ª parte, mesmo, na segunda quase não me ri. Mas mesmo assim gostei =). E é isso, falta ali um glamourzito ao Coliseu do Porto.

      Eliminar
  8. Apesar da última não ter corrido lá muito bem, até que foi um bom fim-de-semana.
    Rapariga, como consegues manter a forma? É de correr? Eu corro tipo tartaruga, serve? =P

    Beijocas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Antes de mais sodôna Cláudia, devo dizer que a minha consciência ficou amuada com a sua primeira pergunta :p. Mas em minha defesa, eu juro que nas refeições principais (e em geral durante a semana) me porto bastante bem, e a forma não se deve propriamente a genética nem sorte, mas sim à media de 5 vezes por semana que eu treino (e nem é corrida, que essa não faço há um mês, ando uma preguiçosa nesse campo).
      Mas é um facto que ando a exagerar nos doces e a consciência (a tal que tu ofendeste :p) anda a pesar...a culpa é desta cidade que me anda a desencaminhar, não é minha :p!

      Eliminar
  9. a leitaria é um flop, tem uma pastelaria em frente (não me lembro o nome) com bolos bem melhores

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Haja alguém que me faça achar que afinal não sou um ET, obrigada :p. A padaria Ribeiro fica logo ao lado da Leitaria que fomos (perto das Galerias) e gostámos bem mais.

      Eliminar