segunda-feira, 15 de fevereiro de 2016

Crónicas de uma mudança anunciada #1

Com a mudança a aproximar-se, começámos a pesquisar apartamentos no Porto. Mentira, foi só ele quem começou a procurar, já que eu conheço tão bem o Porto que não sei para que lado me virar para iniciar tal pesquisa (e ele, a bem dizer, conhece pouco mais do que eu). E o entusiasmo no momento também não é o maior, para ser honesta.
Gostávamos de ter bons acessos para o trabalho (ainda não perdi a esperança de conseguir ir a pé), num T3 novo ou renovado (moderno, portanto) e, se não fosse pedir muito, adorava ter uma varandinha para ler sentada numa espreguiçadeira enquanto apanho sol (também não dizíamos que não a um lugar de garagem). Ah, e já agora, uma renda que não nos levasse metade do ordenado também dava jeito. O problema é que os resultados com que nos deparamos depois de inserir estes critérios não são propriamente abundantes.
Aproveitando o facto de irmos de fim-de-semana a Braga visitar a família do senhor namorado, e de estar um dia lindo para ir dar um passeio ao Porto (not), agendámos a visita de três apartamentos no sábado e fizemo-nos à estrada. 

Imagem daqui.

Começámos por ver um que já estava reservado (e, ao final do dia, arrendado). Seguimos para outro muito catita que até segurança tinha, até que a agente nos veio com uma conversa do género "Ah e tal, aquilo que vocês estão a ver ali em frente é o bairro do Aleixo [se tivesse ficado calada enganava-nos bem] mas garanto-vos que não há assaltos aqui, é super seguro". Neeext! O terceiro que vimos, para ser perfeito, faltava-lhe a tal da varanda para as minhas leituras ao sol e lugar de garagem.
Resumindo e concluindo, nenhum reuniu todas as condições que idealizámos, apesar de termos gostado dos três. Mas de cada vez que entrava no carro e olhava à minha volta sentia-me tão, mas tão perdida. Houve um momento em que olhei para o meu namorado, de lágrimas nos olhos, e lhe disse, meio a rir, meio a chorar: "Tenho a sensação que procurar apartamento no Porto ou no Taiwan seria quase a mesma coisa. Sinto-me completamente perdida aqui, não conheço nada!". 
Mas consigo perfeitamente imaginar-me daqui a uns meses, de preferência confortavelmente sentada na tal espreguiçadeira ao sol, na varanda (mas se tiver que ser no sofá também pode, pronto) a comentar a conversa deste fim-de-semana com o senhor meu namorado, e a rirmos dela, felizes da vida =).

12 comentários:

  1. Vivi 4 anos no Porto e tenho saudades desse tempo. O Norte recebe como ninguém, vais ver que depressa te habituas! Mas acredito que deixar "tudo" para trás seja tremendamente angustiante!
    Boa sorte* :)

    ResponderEliminar
  2. Minha querida, não fique assim.
    O Porto é lindo e nós portuenses somos muito simpáticos.
    Vai adorar morar aqui.
    Se precisar de alguma coisa pode enviar-me um e-mail e terei muito gosto em ajuda-la.
    Bjs

    ResponderEliminar
  3. Vai correr tudo bem!! Aqui pelo norte é só gente boa :)

    ResponderEliminar
  4. Vai correr tudo bem, vais ver! :) Boa sorte!

    ResponderEliminar
  5. O mais importante é que corra tudo bem e que estejam sempre unidos =)

    Beijocas

    ResponderEliminar
  6. O dificil é mudar, depois quando la estiveres vai tudo correr bem! :)

    ResponderEliminar
  7. em que zona do Porto vais trabalhar?? vais ver que num instante conheces tudo, o Porto é quase uma aldeia e aqui a vida de bairro é bem real :) eu moro mesmo no centro (Trindade), sempre vivi aqui, mas não me importava de morar na Foz (apesar dos transportes públicos para lá serem péssimos) ou na zona do Marquês/Constituição (e os preços nessa zona são mais simpáticos), mais para cima do que isso já fica muito fora de mão para mim

    ResponderEliminar
  8. Vocês são incríveis, a sério, obrigada do fundo do coração a todas pelas palavras carinhosas!

    Dulce, trate-me por tu =)! E concordo em absoluto, o Porto é lindo e os portuenses são ainda mais! Obrigada!

    Stantans, vou trabalhar na Rua da Constituição, andamos a tentar arranjar aí perto. Eu também acho que me vou adaptar num instante =).

    Beijinhos a todas!

    ResponderEliminar
  9. Hão-de encontrar "o apartamento"!!

    ResponderEliminar
  10. Gelatina tu envia mail para tudo o que precisares! Trabalho no centro do Porto e ajudo-vos no que quiserem!

    Mudar nunca é fácil e vais ver mil e uma coisas que não vais gostar comparativamente a Lisboa mas vais ver outras 1002 que te vão fazer querer ficar por cá!

    Beijinho!

    ResponderEliminar