quinta-feira, 27 de março de 2014

O Zé Povinho só está bem a dizer mal


Agora é o sorteio das facturas.

"Ah e tal agora querem que eu faça de inspetor das finanças sem me pagarem para isso". 
Não, meus amigos, a função dos inspetores não é pedir as vossas facturas. Esse é um dever de cidadania que assiste a cada um de nós. 

"Vão sortear carros de luxo num país em crise, é gozar com a cara das pessoas!"
Pois, porque se sorteassem latas velhas ia tudo a correr pedir facturas não ia? Claro que não! 

"Um carro. Para que é que eu quero um carro? Mais valia darem casas, ou o que seja"
Pois se dessem casas ia haver quem preferisse carros. Ou outra coisa qualquer (a imaginação é o limite). Mas sabem que ninguém nos proíbe de vender o carro, nem que seja a um preço baixo para conseguirem livrar-se rapidamente dele, não sabem? Assim como assim, não nos vai ter custado um tostão portanto é só lucro.

"Não é ético darem prémios aos cidadãos por cumprirem um dever"
 É só gente íntegra neste país. Aliás, é por isso que estamos como estamos. Porque ninguém foge aos impostos nem a nada quando pode! Para quê dar incentivos às pessoas?
É por isso que, só em Janeiro, o pedido de facturas com NIF aumentou em 45%. E esperem para começarem os sorteios a ver se o número não sobe ainda mais.


Nota: A minha profissão não tem nada a ver com a minha posição sobre o assunto. Aliás, tenho várias colegas que pensam de forma diferente da minha.

10 comentários:

  1. Eu acho bem que peçam fatura, não custa nada. As pessoas são é calonas e com a mania daperseguição "ai que não quero que eles saibam no que eu gasto o dinheiro". Só se não pagarem com multibanco mesmo. Ridiculo.
    E depois a conversa do "para que quero eu um carro?" Pois, se fosse a Julia Pinheiro a dar carrinhos, corria tudo a estoirar o saldo do telemóvel.
    País pequenino em vários sentidos. Basta ser para dizer mal e estar contra o governo, que eles aí saem todos a opinar.

    ResponderEliminar
  2. Como eu concordo contigo... Sabes se o pessoal se calasse e fosse trabalhar e pagar toda a gente impostos, não estaríamos assim tão mal... Mas basta vir uma festa, o Carnaval ou pascoa ou férias que esquece-se logo de tudo... enfim...

    ResponderEliminar
  3. Não sou de acordo com esse sorteio, embora, concorde em que devemos pedir a factura. Mas como o povo português está mal habituado de à muitos anos, só fazem o que está correcto com algo em troca, caso contrário....

    ResponderEliminar
  4. Pois, não concordo mesmo nada com este tipo de sorteios. Não é assim que se educa um povo. Aumentar o desemprego, piorar a Saúde (sei muito bem do que falo e, posso dizer-vos que o que se passa, neste momento, nas urgências dos hospitais é um autêntico filme de terror), para não falar no resto, e depois vêm sortear carros?! Só podem estar a gozar!

    ResponderEliminar
  5. Anónimo, já me esquecia dessa do "não têm de saber onde gasto o meu dinheiro", também é muito boa. Sim, até porque as pessoas que vão ter acesso a essa informação (inspectores tributários, sujeitos a sigilo profissional já agora) estão mortinhas se a dona Joaquina compra mais soutiens na Intimissimi ou na Tezenis. Enfim.

    Sandra, não vejo o que é que o sorteio das facturas tem a ver com o aumento do desemprego e com a degradação do estado dos serviços de saúde, sinceramente. São problemas muito graves, mas não é por causa do sorteio das facturas que a situação está como está nessas áreas.

    ResponderEliminar
  6. Boa tarde... Não penso que seja através da atribuição de automóveis que o Estado conseguirá educar os portugueses. Poderiam antes oferecer uma ano de isenção de pagamento de água, luz, gás... Não sei... Na realidade económica em que vivemos seria mais proveitoso.
    De qualquer forma, é exatamente pela forma que descreve que as pessoas irão pedir a fatura. O que sucede é que esse dito carro que será sorteado apenas poderá ser vendido após o prazo de dois anos. Até lá, se o carro for sorteado e atribuido ao "Zé da Esquina", este ficará numa garragem muito linda paradinho, uma vez que os custos de manutenção, imposto de circulação, gasóleo/gasolina, etc. não puderão ser suportados por esta pessoa. Inevitávelmente, as pessoas deixarão de querer pedir faturas para poderem habilitar-se a um carro que não podem sustentar. Mas é só a minha opinião. Aliás, lamento que a mentalidade dos portugueses seja orientada sempre através de uma contrapartida.
    Mariana

    ResponderEliminar
  7. Mariana, onde é que ouviu dizer que o carro só pode ser vendido depois de dois anos? Olhe que eu trabalho na Autoridade Tributária e embora não nessa área já li os diplomas e as FAQs sobre o assunto e em lado nenhum li tal coisa. Provavelmente é mais uma "posta de pescada" que alguém mal informado decidiu mandar para o ar e que lhe chegou aos ouvidos. É que isso não faz sentido nenhum. Não nos podem proibir de vender o que é propriedade nossa.

    ResponderEliminar
  8. Por vezes quando conhecemos outras realidades percebemos quão mal outras funcionam. Moro atualmente num país onde o estado controla tão bem os serviços que nós não precisamos pedir faturas nem talões. E também penso que é mesmo uma função do estado, por não o saber fazer também não se sabe governar. Percebo que as pessoas acreditem que isto será pago com os seus impostos.
    Raquel

    ResponderEliminar
  9. Não acho que seja nossa obrigação pedir factura. É obrigação do vendedor declarar o que vendeu.

    ResponderEliminar