sábado, 13 de julho de 2013

Do "tu"


Por regra não gosto de ser tratada por tu por pessoas que não me conhecem (o blogue é um caso à parte. aqui podem e devem fazê-lo, sim?). E não é snobismo. É antes porque - pelo menos em Lisboa, onde tenho vivido nos últimos nove anos - esse "tu" costuma ser acompanhado de um tom que transmite desprezo e desconsideração (ou pelo menos em 95% das vezes, sem exageros).
Ontem, em Viana do Castelo, fui a uma pastelaria (onde finalmente provei as famosas bolas de Berlim do Natário!) e trataram-me por tu...seguido de um "linda", de uma forma tão carinhosa que eu não só não me importei nada com o "tu", como até gostei.
Porque o problema não está no "tu", mas sim na forma como ele é dito.

5 comentários:

  1. Depende muito da pessoa que o diz...mas "você" também me sinto muito velha...

    ResponderEliminar
  2. Pois... O outro dis fui aum café e a empregada enganou-se - não me torrou o pão, mas eu pedi. Depois voltei lá e ela disse "ah, queres um pao torrado e um ice tea, não é, amor? Esqueci-me de te torrar o outro dia!" Num tom muiito estranho (a chamar-me amor... oO

    ResponderEliminar
  3. Eu tb nao gosto de abusos.... Ah, e conheço tao bem as bolas do nAtario... Uma delicia, nao são??? Mas uma nca e suficiente...

    ResponderEliminar
  4. Aii o norte, acho que no Norte as pessoas são sempre tão amáveis. Eu que tb sou daqui da ilha, encanto-me com o Norte de Portugal e as suas gentes. :) ps-mas então devias ver os espanhois.."Dime, qué quieres??"..é assim!

    ResponderEliminar
  5. também te compreendo ... e quando vou a uma loja pela 2ª vez e parece que já somos íntimas e nos tratam por tu e fazem comentários impróprios??? pior ainda ... mas há pessoas que quando chamam "tu" soa tão bem que a gente até desculpa :)

    ResponderEliminar