segunda-feira, 4 de julho de 2011

Samedi @ Chambery (que é como quem diz a desilusão de França)

Agora que estou num país estrangeiro e que ainda por cima já me desenrasco bem com a língua tenho a mania de meter conversa com as pessoas a cada oportunidade que surge (quem me viu e quem me vê!).
E estava eu à procura de um íman da cidade com a imagem daquele que me parecia ser o lugar mais conhecido por ali (na falta de melhorzito): uma fonte com elefantes (a da foto).


Pego num e vejo lá escrito "Les 4 sans Q". Como não fazia ideia do que aquilo queria dizer decidi perguntar à senhora da loja, que devia andar pela casa dos 60 e muitos anos. Parecendo um tanto ou quanto constangida, disse-me que era porque na fonte só se vê a cabeça dos elefantes. Eu não pesquei nada da explicação mas pensei "tudo bem, valeu pelo esforço".
Quando cheguei à dita fonte é que percebi: "Les 4 sans Q" é um trocadilho que pega numa expressão conhecida ("faire les 400 coups") e que quer dizer , neste caso, "os quatro sem cú". Nada de rabo ou rabiosque. É cú mesmo, puro e duro.

A modos que Gelatina Maria, em mais uma das suas aventuras com a língua francesa, obrigou uma madame a explicar porque é que a fonte se chamava "Os quatro sem cú". Escusado será dizer que quando finalmente percebi a conversa que tinha tido com a senhora foi a risota total.

Sem comentários:

Enviar um comentário