quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Aprender a gostar...?


Quando era mais nova e dizia que não gostava de alguma comida em especial a minha mãe fazia questão de me perguntar "quando é que aprendes a comer isso?", e confesso que aquela conversa me irritava. Achava que não se aprendia a comer coisa nenhuma. Ou se gosta, ou não se gosta. Porque os sabores não mudam.
Com o tempo (e, aqui entre nós que ela não nos ouve, para não variar) tenho vindo a descobrir que ela tinha mesmo razão.
Ontem dei por mim a comer fígado e sangue de porco (oh senhores, que isto escrito ainda soa pior, mas é tradição por estes lados) e...a gostar.

Se bem que ainda continuo a meter as mãos no fogo em como não entra nesta boca que Deus me deu "petiscos" do género de orelhas de porco e afins. Mas depois de "aprender" a gostar de sangue de porco já não digo nada...

9 comentários:

  1. tão típico das mães! A minha dizia sempre "não gostas comes mais" e não me deixava sair da mesa enquanto não comesse.. Mas elas têm sempre razão! Agora como de tudo :)

    ResponderEliminar
  2. Mas é verdade mesmo! Aprendemos a gostar das coisas... Depois de comermos 3/4 vezes o dito cujo, cada vez custa menos até que damos por nós a gostar!

    Eu odiava alface a agora amo!

    Beijoca,
    R.

    ResponderEliminar
  3. Eu gosto tanto de orelha! E agora falaste no sangue de porco e lembrei-me do arroz de sarrabulho que não como há tanto tempo, ai que vontade!!!!

    ResponderEliminar
  4. Isso é das coisas que eu tb não comia, mas agora até gosto! ;) as coisas mudam mesmo... beijocas

    ResponderEliminar
  5. Ei, amiga! Saudades...

    Nosso paladar muda com o tempo. O paladar só não! A gente muda. Há duas músicas brasileiras de que gosto muito que dizem:

    1) "Tudo muda o tempo todo no mundo..."

    2) "Eu prefiro ser esta metamorfose ambulante do que ter aquela velha opinião formada sobre tudo..."

    Bjs

    Lu

    ResponderEliminar
  6. Gelatina, com o tempo os nossos gostos e paladares vão mudando. Eu também não gostava nada de feijoada e hoje em dia, é o meu prato favorito; em contrapartida, adorava coelho e hoje nem do cheiro, gosto!
    Ainda dás por ti, a gostar de salada de orelheira :))

    ResponderEliminar
  7. Concordo com a Manuela. E uma especie de "mudam-se os tempos,mudam-se as vontades",neste caso,mudam-se os gostos! :)

    ResponderEliminar
  8. Uma vez ouvi que uma pessoa tem de provar algo 23 vezes até saber se gosta ou não. Eu cá acho um numero exagerado mas também há coisas que eu não gosto e sinceramente nunca provei. A orelha de porco é um desses exemplos. Eu digo que não gosto. Porque é uma orelha. De um animal. Belllchhh!

    ResponderEliminar